sexta-feira, dezembro 08, 2006

Ultrapassagem

Em primeiro lugar eu quero ultrapassar o carro à minha frente porquê?
Normalmente porque ele vai a uma velocidade mais baixa que aquela que eu quero ir.

Em termos informáticos como é que o computador sabe que está na altura de fazer uma ultrapassagem? Uma resposta possível é que o carro passou a distância de segurança entre ele e o carro da frente mas ainda não atingiu a velocidade máxima possível, daí querer efectuar a manobra.

Que regras tenho que seguir quando estou a fazer uma ultrapassagem?

Tenho que me certificar que:

  • nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para me ultrapassar;
  • quem me precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro;
  • a faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário;( no caso da auto-estrada só preciso preocupar-me em saber se a faixa da esquerda está livre ou não )

Quando for a ultrapassar devo:

  • indicar com antecedência a manobra pretendida, accionando a luz indicadora de direcção do veículo ( nestes casos podemos ter a intervenção do computador, quando o condutor virar o volante apartir de um certo ângulo e não tiver o pisca ligado o pc pode fazê-lo por ele )
  • afastar-me do carro que estava a ultrapassar, de tal forma que fique com uma distância lateral de segurança;
  • retomar a faixa de rodagem de origem com a respectiva sinalética luminosa.
Portanto um carro comandado pelo motor deverá respeitar todas estas regras e se possível melhorar a sua implementação (piscas, distâncias, etc).

O que pode fazer com que o computador opte por não ultrapassar e reduzir a velocidade? Quando a diferença entre este e o carro da frente em termos de velocidade seja menor ou igual a 10 Km/h e esteja a menos desse valor de atingir a velocidade máxima.

E porque os 10 Km/h? Porque temos que limitar o espaço ocupado pelo carro na faixa da esquerda. É óbvio que em termos teoricos basta andar a mais 1 Km/h que o carro que segue à minha frente para o conseguir ultrapassar mas para isso teria que ter uma pista muito longa.

1 Comments:

At 1:10 da tarde, Anonymous ZEZA ARAUJO said...

PARA ME FAZER UMA ULTRAPAGEM DE MÃO DUPLO TENHO QUE DESLIGAR A SETA ANTES DE FAZE MINHA CONVERSAO

 

Enviar um comentário

<< Home